6 de fevereiro de 2018

Carnachoeira 2018 acontece neste fim de semana com Dorgival Dantas e 15 bandas regionais

AMAZONAAMAZONAS - A cidade de Presidente Figueiredo se prepara para realizar um dos maiores eventos do ano, o Carnachoeira 2018. A festa, que já é tradição no município, deverá reunir moradores locais e turistas, na sua maioria, vindos da capital do Estado.
  O Carnaval da Terra das Cachoeiras promete ser animado pelo ritmo contagiante e as letras singulares do cantor e compositor de forró Dorgival Dantas, conhecido como "o poeta". Com a participação do artista nacional, a expectativa é receber cerca de 100 mil visitantes durante os quatro dias de festa, que começa no próximo sábado, dia 10, e segue até a terça-feira gorda, dia 13 de fevereiro.
Além dos grandes sucessos de Dantas, responsável por hits que marcaram a carreira de artistas como Aviões do Forró ("Você não vale nada") e Jorge & Mateus ("Pode Chorar"), a festa também irá contar com bons representantes locais do sertanejo universitário, como Rodrigo Raniely e Edu Guedes, e bandas de forró diversas. Ao todo serão 16 atrações musicais em quatro pontos distintos do município.

De acordo com o secretário de Cultura e Eventos, Walter Yallas, o repertório de Dorgival Dantas vai garantir presença maciça de público. “Trata-se de um dos maiores compositores do Nordeste e de todo o Brasil. Quem não conhece Dorgival por sua voz, certamente o conhece pelas músicas que ele escreveu", ressaltou o secretário.
A abertura oficial do evento será realizada na Praça da Vitória, situada no Centro da cidade, a partir das 20h do dia 10 (sábado), com a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnachoeira 2018, uma das novidades deste ano. O primeiro dia também contará com a apresentação de três atrações locais. No domingo (11), DJs e bandas de forró agitam a Corredeira do Urubuí durante a manhã. À noite, a Praça da Vitória será palco para o desfile de blocos e escolas de samba. Na sequência, se apresentam na festa a Bateria da Reino Unido, Banda Segura Pizada e Edu Guedes.
O cantor Dorgival Dantas, principal atração da festa, se apresentará na noite de segunda-feira (12), na Praça da Vitória, ocasião em que também será feita a premiação dos blocos vencedores. Já na terça-feira, dia 13,  último dia de evento, serão realizados  na Vila de Balbina, distrito de Presidente Figueiredo localizado na AM-240, shows das bandas Rabo de Vaca, João Victor e Rodrigo e Rodrigo Raniely .

Organização

Seguindo o mesmo padrão de organização da edição anterior, a equipe de servidores do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-PF), com o apoio das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, irá garantir a segurança dos foliões durante a festa.
Outra ação planejada pela prefeitura é a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (Semtec) e os comerciantes locais, que irá garantir preços mais acessíveis aos brincantes em pousadas, restaurantes, lanchonetes, entre outros estabelecimentos.
Todo o aparato disponibilizado ao Carnachoeira deste ano, de acordo com o prefeito Romeiro Mendonça, faz parte dos investimentos que a festa recebeu para ser o Carnaval mais alegre e seguro do Amazonas.  “A cidade de Presidente Figueiredo é o principal destino dos amantes do ecoturismo no Estado, com dezenas de cachoeiras, grutas e paisagens amazônicas preservadas. O roteiro ideal para quem quer curtir a festa de Carnaval com os amigos ou com a família e ainda ficar em sintonia com a natureza. Para isso, desde o ano passado estamos investindo fortemente no turismo e comércio local, com intuito de melhorar cada vez mais a qualidade dos  serviços que são oferecidos no município”, disse o prefeito.

Programação do Carnachoeira  2018

- Sábado (10/02) | Noite | Praça da Vitória

20h: Entrega das cestas básicas;
20h30: Apresentação do rei e rainha do Carnaval;
21h: Raysk Original;
23h: Forró Já Kero;
01h: Kurt Samba;
04h: Fim da Festa;

- Domingo (11/02)| Dia | Urubuí

10h: Dj DS Inabalável;
11h: Garbene do Arrocha;
13h: Banda Filho da Fruta;
15h: Banda Forró Na Moral;
17h: Fim da Festa;

- Domingo (11/02) | Noite | Praça da Vitória

17h30: Concentração dos Blocos;
18h20: Desfile dos Blocos;
19h30: Intervalo;
20h30: Desfile do Grupo Especial;
0h: Bateria da Reino Unido;
1h: Segura Pizada;
3h: Edu Guedes;
5h: Fim da Festa;

- Segunda (12/02)| Dia | Urubuí

10h: Dj DS Inabalável;
11h: Banda Frente de Casa;
13h: Banda Forró Na Moral;
15h: Banda Badawera;
17h: Fim da Festa;

- Segunda-Feira (12/02) | Noite | Praça da Vitória

20h: Anúncio do Bloco Vencedor;
21h: Rodrigo Raniely;
23h: Dorgival Dantas;
01h: Rabo de vaca;
03h: Rogerinho;
05h: Fim da Festa;

- Terça-feira (13/02) | Noite | Balbina

21h: Forró Na Moral;
23h: Rodrigo Raniely;
01h: João Victor e Rodrigo;
03h: Rabo de Vaca;
05h: Fim da Festa;