18 de março de 2018

Alessandra Campêlo visita o interior para trazer pautas e reivindicações e pede merenda escolar em Parintins, e mais segurança em Borba

AMAZONAS - Em mais uma ação do seu mandato itinerante, a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) inspecionou serviços públicos sob a responsabilidade do Estado e do Município para transformar todos os problemas verificados in loco em pronunciamentos, ações e requerimentos às secretarias competentes na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A visita aconteceu entre os dias 14 e 15/03

O primeiro compromisso foi a Educação, setor em que a parlamentar inspecionou a situação da merenda e dos servidores efetivos e terceirizados nas escolas estaduais Lothar Sussman, Lourenço Rodrigues da Motta, Monsenhor Coutinho, Cônego Bento José de Souza e CETI José Holanda Cavalcante. O transporte escolar para os estudantes das comunidades rurais e ribeirinhas também foi pauta das reuniões em Borba.

Um problema gravíssimo verificado por Alessandra no município foi a situação da segurança pública, que vive uma crise sem precedentes porque a cidade conta apenas com um delegado. Atualmente não há escrivães ou investigadores na delegacia local e o efetivo da PM não dá conta da demanda. São necessárias urgentemente viaturas e combustível para as polícias exercerem a missão de proteger a população. Falta também a presença de um juiz e um promotor.

Em relação à saúde, a deputada recebeu várias denúncias sobre falta de remédios nas unidades administradas pelas secretarias Estadual e Municipal. Moradores de Borba também reclamam do abandono dos pacientes que precisam de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Alessandra disse que vai levar todos os assuntos à tribuna da Aleam e também vai procurar apoio do Governo para a solução de problemas urgentes, entre eles a falta de escrivães e investigadores para a Polícia Civil no município.

“Ao longo da semana, vamos levar ao plenário da Assembleia todos os problemas verificados em Borba, assim como as denúncias da população sobre o mau funcionamento de serviços como limpeza e iluminação públicas. O nosso mandato tem um olhar especial sobre a situação do município e vamos pedir também apoio do Governo para solucionar os problemas mais urgentes, como o é o caso da Segurança Pública”, afirmou Alessandra.

Merenda Escolar em Parintins
A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) cobrou na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) durante a Sessão Plenária desta terça-feira (13), a normalização do fornecimento da merenda escolar para os estudantes de Parintins (a 369 km de Manaus). A parlamentar também registrou apoio às reivindicações dos servidores das áreas de Educação e Saúde do município.


Segundo a assessoria da parlamentar na Ilha Tupinambarana, a falta de merenda e refeição nas escolas prejudica milhares de jovens. No Centro Educacional de Tempo Integral Gláucio Gonçalves (CETI/Parintins), aproximadamente 900 alunos são prejudicados, precisando voltar para casa às 11 horas.

De acordo com a gestora do CETI, Cristiane Oliveira, a escola sofre com a falta de merenda e refeição desde o início do ano letivo e ainda não existe previsão de solução para o problema que afeta todas as escolas públicas estaduais do Amazonas.

“Se é louvável que se tire uma empresa que estava cometendo corrupção, tem que se dizer que não se pode apenas tirar uma empresa, é necessário que se resolva o problema e que se coloque outra que solucione o problema e que garanta a merenda escolar para esses estudantes. Da mesma forma o Governo precisa imediatamente abrir as portas e negociar com os professores que estão há quatro anos sem data-base”, disse Alessandra.
Embora veja avanços na atual da gestão da saúde no Estado, a parlamentar também manifestou apoio aos servidores de Parintins. Alessandra é uma das articuladoras a favor das pautas dos trabalhadores da saúde junto ao secretário Francisco Deodato.

Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)