27 de maio de 2018

Sem Giuliani (Ex-Prefeito de Nova York) a honrosa Polícia Civil do Amazonas frustra roubo a carro-forte e prende bando com armamento de grosso calibre, munições e coletes balísticos

AMAZONAS - Sem o apoio de Giuliani (Ex-Prefeito de Nova York) a honrosa  Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Samir Freire, adjunto da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), falou na manhã de sábado (26/5), durante coletiva de imprensa realizada às 9h30, no prédio da unidade policial, sobre ação integrada, envolvendo as equipes da Derfd e Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), que evitou roubo de aproximadamente R$ 1,5 milhão de carro-forte e prendeu, em flagrante, sete indivíduos com armamento de grosso calibre e coletes à prova de balas.


Na ocasião, Elias Sousa Silva Júnior, 20; Fernando Matos da Costa, 22; Johny Robert Barreto Romero, 22; Matheus de Souza Sá, 19; Paulo Henrique Tavares Júnior, 20; Renato Nunes da Costa, 25; e Rodrigo de Araújo Carvalho, 28, foram apresentados por envolvimento na tentativa de roubo majorado.

De acordo com Samir Freire, que coordenou a ação policial que resultou nas prisões dos infratores, o bando foi interceptado na tarde de sexta-feira (25/5), por volta das 16h, nas proximidades de uma agência bancária localizada na avenida Brasil, primeira etapa do bairro Compensa, zona oeste da capital.

Com os infratores os policiais civis apreenderam quatro escopetas calibre 12, um fuzil 556, 15 munições de calibre 12, 15 munições de 556, um pente de 556 e três coletes à prova de balas. Os veículos utilizados na tentativa de roubo, um carro da montadora Fiat, do tipo van, modelo Ducato, de placas KYT – 4428, além de três motocicletas da marca Honda, modelos CB 300, de placa OAA-9199; Bros, de placa OMX-7689 e CG 150 Titan, de placa UXS-8958, também foram apreendidos ao longo das diligências.

Logo após a intervenção da Polícia Civil, policiais militares que faziam patrulhamento de rotina naquela região onde iria acontecer o roubo, avistaram um veículo abandonado, da montadora Toyota, modelo Etios, usado como táxi, de placas PHH-5841. Durante revista no interior do automóvel, encontraram uma pistola-metralhadora Uzi e outra pistola nove milímetros, além de 20 munições do mesmo calibre, mais três coletes balísticos, balaclavas e uma máscara utilizada em festas a fantasia.

“Essa ação foi planejada com bastante cautela pelos infratores, que fazem parte de uma organização criminosa especializada em roubos. Esses elementos sempre fazem uso de bastante violência com as vítimas, por isso resolvemos antecipar a ação policial, pois a ordem que eles tinham era de matar todos os seguranças do carro-forte. Esse táxi, possivelmente, seria utilizado por eles para empreenderem fuga do local após o roubo que pretendiam cometer”, declarou Freire.

Periculosidade - O delegado adjunto da Derfd ressaltou que o armamento apreendido com os infratores é utilizado por grupos de pronto emprego tático policial. “Esse fuzil 556, por exemplo, atravessa blindagem. Descobrimos, ao longo das investigações, que integrantes dessa organização criminosa chegaram a roubar substâncias entorpecentes de quadrilhas rivais, utilizando esse armamento de grosso calibre”, disse.

Fonte: Portal do Governo