6 de junho de 2018

PL que prevê atenção especial a recém-nascidos com deficiência é aprovado na ALE-AM

AMAZONAS - O Projeto de Lei nº 126/2016, de autoria do deputado estadual Platiny Soares (PSB), que obriga hospitais públicos e privados a proceder com o registro e a comunicação imediata de recém-nascidos com deficiência às instituições, entidades e associações especializadas, foi aprovado na manhã desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa. Agora, a matéria segue para sanção do Governo do Estado.

Para o autor do PL, o objetivo é impedir o diagnóstico tardio e o desconhecimento prévio dos recém-nascidos e crianças com deficiência, ajudando assim a garantir identificação e acompanhamento precoce, facilitando as ações para o estímulo mais rápido e mais oportunidades no seu desenvolvimento futuro.

“Às vezes, por falta de informação da família ou da existência de algum núcleo que possa dar assistência, as crianças crescem sem o devido tratamento ou acompanhamento necessário. Já que essa demanda pode ser sanada desde o nascimento, por que não fazê-lo? Existem instituições com competência para tratar”, destacou Platiny Soares (PSB).
Imagens: Fábio Romão/Assessoria de Imprensa