8 de junho de 2018

Prefeitura de Figueiredo adere programa de proteção ambiental que visa reduzir o desmatamento e queimadas no município

AMAZONAS - A Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo (PMPF) assinou, nesta sexta- feira (8), um Termo de Cooperação Técnica (TCT) para a implantação do programa Municípios Sustentáveis, lançado pelo Governo do Estado, que visa desenvolver ações socioambientais no município.
A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Executivo Municipal, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam).
O documento foi assinado nesta sexta-feira, no auditório da prefeitura, pelo secretário da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, e o prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça.  De acordo com a Sema, o objetivo do TCT é criar um marco legal para a redução do desmatamento, degradação florestal e queimadas no município.
Conforme Marcelo Dutra, os municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), representam 13% do desmatamento no Amazonas, razão pela qual necessitam de uma atenção especial por parte do Governo do Estado. “Presidente Figueiredo é a primeira cidade do interior do Estado a aderir ao programa. Queremos alinhar a proteção ambiental e o crescimento econômico na cidade com bases sustentáveis e o incentivo às áreas produtivas”, informou.
Para o prefeito Romeiro Mendonça, a iniciativa do Governo do Estado vem somar aos esforços da prefeitura em desenvolver ações de proteção ao meio ambiente. “É de extrema importância essa parceria, pois irá fomentar o desenvolvimento sustentável do município, além de fortalecer o setor primário, em particular a agricultura de Presidente Figueiredo”, disse.

Municípios Sustentáveis
De acordo com a Sema, o programa Municípios Sustentáveis é o primeiro de uma série de instrumentos que serão implementados para reduzir o desmatamento, degradação ambiental e queimadas no Estado, com destaque para a região Sul, associado à política da Matriz Econômica Ambiental.
Fotos: Miquéias Lima



ASSESSORIA DE IMPRENSA
Bruna Souza Amaral