6 de julho de 2018

Centro de Orientação ao Viajante da FVS é inaugurado e já emite Certificado Internacional de Vacina

AMAZONAS - Com viagem prevista para a próxima semana aos Estados Unidos da América, Naira Binda foi a primeira pessoa a ser atendida no Centro de Orientação ao Viajante (COV), inaugurado nesta quinta-feira (05/07), na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Prolifaxia.
O COV FVS é a primeira unidade descentralizada do Amazonas a oferecer o serviço.  O certificado, emitido pela Anvisa,  é exigido por alguns países para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

Naira avaliou como bem organizado e rápido o atendimento. “Eu fiz o pré-agendamento da família toda no site da Anvisa e chegamos  na FVS um pouco antes do horário, e  logo fomos atendidos”, relatou.
A FVS passa a ser mais opção para esse serviço, é o que diz o  diretor-presidente do órgão, Bernardino Albuquerque. “Quem precisa fazer a emissão do Certificado Internacional, agora tem mais uma opção. Através do pré-agendamento pode escolher entre o posto da Anvisa, localizado  nas dependências do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, e a sede da FVS”, explicou.
De acordo com o coordenador regional de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa, Flávio Almeida, ano passado a agência emitiu quase 17 mil certificados e para 2018 a meta é ampliar essa quantidade com a parceria com a FVS. ” Estamos muito satisfeitos com a parceria da FVS e quem ganha é  a população manauara”, salientou.
Serviço - No primeiro dia de atividade do Centro de Orientação ao Viajante foram agendados 27 atendimentos, com o comparecimento de 20 usuários. Para utilizar o COV é necessário que seja realizado o  pré-cadastro no site ww.anvisa.gov.br/viajante, agendando data e hora do atendimento.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Para atendimento, os documentos necessários são: cartão nacional de vacina, identidade ou passaporte, certidão de nascimento para menores de 18 anos e comprovante de residência.