16 de julho de 2018

Em Nota Oficial o PDT do Amazonas descarta a aliança com o PSDB e deixa Amazonino de fora da disputa pela reeleição

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Executiva Estadual do Partido Democrático Trabalhista - PDT/AM, no uso de suas atribuições previstas no  Estatuto do Partido (PDT), em seu Art.45, alíneas  A, B ,C, e Art. 47 alíneas B e F. Deliberou em Reunião Extraordinária convocada para estes fins as seguintes pautas:

I Projeto e diretrizes nacionais do PDT para o pleito geral de 2018;
II Conjuntura Estadual e tratativas para a construção das nominatas de candidatos ao Governo, Senado, Deputados Federais e Estaduais;
III Convenções Nacional e Estadual: Participação e organização.

Procederam-se   debates,   defesas   de   teses   e   votações   entre   os   militantes   e dirigentes    presentes    que,    por    maioria    expressiva,    deliberaram    os    seguintes encaminhamentos:

No tocante a primeira pauta decidiu-se que o PDT no Amazonas marchará afinado com   os   direcionamentos   da   Executiva   Nacional,   e   com   as   posições   defendidas nacionalmente  por  nosso  candidato  a  Presidente  da  República  Ciro  Gomes;  Portanto aprovou-se:

Impossibilidade de aliança com PSDB-AM, salvo por solicitação da Direção Nacional do  PDT,  por  representar  projeto  ideologicamente  antagônico  ao  projeto  prioritário  do PDT,   que é a defesa de palanques fortes nos estados e a eleição de Ciro Gomes para presidente do Brasil.

No  tocante  a  segunda  pauta,  com  base  no  estatuto do PDT,   Capítulo III (Dos
Direitos e Deveres), Art. 6 Item II, Art. 8, Art. 9 Item II e III,  com ênfase especial ao Art
17  §  1º    As  convenções  são  livres  para    a  escolha  dos  candidatos  do  Partido  aos diversos  Cargos  Legislativo  e  Executivo  nos  níveis  Municipal,  Estadual  e  Nacional.  A nenhum   filiado,   mesmo   que   exerça   cargo   executivo   ou   parlamentar,   se reconhecerá  o  direito  de  figurar  como  candidato nato nas listas de livre escolha das convenções. “

Após manifestações de militantes e de dirigentes orgânicos de instâncias partidárias e tendo em vista que no decurso da reunião não houve manifestação de interesse, por parte de filiados mandatários, de concorrerem ao cargo de Governador no pleito de 2018. Deliberou-se:

Rua Constelação Ursa Maior (antiga QU), Quadra S, 02 Conjunto Morada do Sol Manaus AM CEP.: 69060-092 (92) 3348-1900 e-mail: pdt.am12@gmail.com

1 | Pág.

I  -  O  PDT-AM  terá  candidatura  própria  ao  Governo  do  Estado, descartando-se  qualquer    possibilidade  de  apresentar  candidatura  ao  cargo  de vice-governador em qualquer chapa ou coligação;

II - o PDT-AM, até o momento, apresenta 2 (dois) pré-candidatos ao Governo  do  Amazonas:  o  militante  Carlos  Fernandes,  indicação  do  Movimento Sindical do Partido e a militante Madalena Silva, indicação do Movimento de Mulheres do  PDT-AM  (Ação  Mulher  Trabalhista  -  AMT)  e  mais  3  (três)  pré-candidatos  ao Senado:  Wesley  Aguiar,  Edilene  Kokama e Cristovam Luiz Martins, ficando aberto para os filiados devidamente regulares, a possibilidade de se lançar como pré-candidato a qualquer uma das vagas do pleito, desde que se inscreva junto a Executiva Estadual dentro   do   prazo   de   48   (quarenta   e  oito)  horas  antes  do  início  das  Convenções (Resolução  PDT  Nacional    06/2018);  Ocasião  onde  todos  os  pré-candidatos devem fazer a defesa da manutenção de seus nomes como candidatos, perante a militância e convencionais, para homologação.

No  tocante  a  terceira  e  última  pauta  informou-se  que  a  Convenção  Nacional realizar-se-á no dia 20 de julho de 2018 na sede Nacional do PDT em Brasília-DF e a Convenção Estadual realizar-se-á no dia 5 de agosto de 2018 na sede Estadual do PDT-AM, sito em Manaus.

Aproveitamos para informar que não existe previsão de Reunião Ordinária da Executiva Estadual do PDT-AM, antes do dia 5 de agosto de 2018. informamos ainda que   qualquer   esclarecimento   oficial   dos   procedimentos   administrativos   da Executiva  Estadual,  será  representado  exclusivamente  pela  Presidência Estadual do PDT/AM.

Conclamamos a sociedade e a imprensa amazonense à compreensão de que os atos praticados pela Executiva Estadual do PDT foram apenas no estrito cumprimento de nossas  atribuições  estatutárias.  Com  o  objetivo  de  preservar  no  âmbito  do  partido primeiramente a ideologia e o programa que nos norteia como militantes partidário, não podemos prevaricar ou sermos omissos no que concerne a nos movermos estritamente dentro  da  coerência  e  legalidade.  Lamentamos  se  alguns,  de  forma  maldosa,  tentam distorcer, especular ou deturpar nossas ações.

BRIZOLA VIVE!

BRASIL PRA FRENTE!