18 de julho de 2018

Projeto de Lei do Vereador Hiram Nicolau pretende beneficiar atletas sem patrocínio em Manaus

MANAUS - A iniciativa de proporcionar patrocínio a atletas, ligas ou agremiações em qualquer modalidade esportiva, por parte de pessoas físicas ou jurídicas é a proposta do Projeto de Lei (PL) nº 197/2018, do vereador Hiram Nicolau (PSD), que institui iniciativa de apoio a esportistas, atletas de base e amadores em Manaus. a proposta foi protocolada nesta segunda-feira (16).

De acordo com o PL, o contribuinte interessado em participar fará sua inscrição para qualquer um dos projetos esportivos existentes no município. Em contrapartida, será avaliada a concessão de benefícios fiscais ás pessoas físicas ou jurídicas que vierem a patrocinar despesas relacionadas ao desenvolvimento do esporte amador em Manaus, que não tenha caráter comercial ou lucrativo.

“A meta é fomentar o desenvolvimento e a estruturação das categorias de base e dos atletas amadores, especialmente nas modalidades olímpicas, para que se obtenham no futuro atletas de alto rendimento. O que acontece, agora, é que o investimento é muito grande, só que todo voltado para atletas profissionais ou de ponta que já ultrapassaram o dificultoso processo de formação. Não existe uma cultura de desenvolvimento estrutural do esporte desde a base, o programa proposto nesse projeto de lei busca estreitar os investimentos no esporte de base junto ao polo empresarial de Manaus em conjunto com o Poder Público municipal”, ressaltou Hiram.

Hoje, na tribuna da Câmara, o parlamentar lamentou a falta de apoio ao esporte. Lembrou o caminho percorrido pelo time do Manaus Futebol Clube, que quase chega à Série C do Campeonato Brasileiro, mas na partida com o Imperatriz, do Maranhão, no último dia 8 de julho, perdeu nos pênaltis.

“O estádio da Colina ficou lotado, muita gente prestigiando o nosso futebol. Quem dera tivéssemos jogos como estes todos os domingos nos nossos estádios. O que é lamentável também é a falta de apoio. O Governo do Estado, por exemplo,  investiu quase R$ 750 mil reais em um campeonato de dominó de uma empresa privada e não investe no nosso futebol. Não que o dominó não mereça investimento, merece sim, mas o futebol amazonense também merece, para que possa alavancar e dar orgulho à nossa torcida”, afirmou o parlamentar.