BRASIL - O programa Roda Viva,
da TV Cultura (empresa
estatal do governo de São Paulo), tem entrevistado os principais candidatos a
presidente neste ano de 2018.
O programa com Jair Bolsonaro (PSL), exibido na 2ª feira (30.jul.2018) foi o que teve a maior audiência na transmissão ao vivo pelo YouTube, com 1 pico de 228.000 pessoas assistindo num determinado momento. E a segunda maior na TV Brasileira após a Rede TV.
Antes de Bolsonaro, o outro programa Roda Viva de maior audiência havia
sido a entrevista com o juiz federal Sergio Moro, com aproximadamente 130.000 pessoas assistindo ao
vivo ao mesmo tempo. Geraldo Alckmin (PSDB) teve pico de 90.000. Ciro Gomes, 123.000.
Bolsonaro e Alckmin disputam parcelas comuns do eleitorado, situadas do
centro à direita no espectro político. O tucano tem enfrentado dificuldades
para ter relevância na intertnet, terreno no qual Bolsonaro navega com mais
facilidade. A vantagem do candidato do PSDB é que terá cerca de 40% do tempo de
rádio e de TV durante a propaganda eleitoral, que começa no fim de agosto. Já o
capitão do Exército na reserva, por enquanto, está com menos de 10 segundos por
dia.
No caso das audiências de vídeos transmitidos ao vivo, a maior audiência
foi neste ano de 2018 foi com o youtuber Felipe Neto,
que acompanhou a convocação da seleção brasileira de futebol: 350.000 pessoas
assistindo ao mesmo tempo.
A audiência de vídeos na internet é maior depois que o arquivo fica à
disposição para os interessados assistirem quando quiserem –“on demand”, como
se diz no jargão desse mercado. No caso de Bolsonaro, o arquivo com a
entrevista do candidato do PSL amanheceu nesta 3ª feira com o número 1 na lista
dos “em alta”
do YouTube. Às 8h30 já acumulava 210.000 visualizações.
Geraldo Alckmin, entrevistado em 23 de julho de 2018, tinha menos
visualizações: 139.057. Ciro Gomes, que esteve no Rova Viva em 28 de maio de
2018 já acumula 1.293.480 de visitas ao seu vídeo.