18 de agosto de 2018

Ipaam apreende retroescavadeira e caçambas retirando barro de área sem licenciamento ambiental

AMAZONAS - Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) apreenderam, nesta sexta-feira (17/08), uma retroescavadeira e 16 caminhões tipo caçamba das empresas Pontual, São Pedro, Rio Piorini e Terra Sólida retirando substância mineral (barro) de uma área não licenciada pelo órgão de controle ambiental, localizada no quilômetro 19 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Itacoatiara (distante 265 quilômetros de Manaus).



De acordo com o chefe da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), Abner Brandão, o Ipaam recebeu informações anônimas por meio do Disque-Denúncia 2123-6719 sobre a presença homens e máquinas em atividade de retirada de barro com visível impacto ambiental próximo a Reserva Duque, uma área de proteção integral e de pesquisa. No local, é proibido qualquer tipo de atividade de exploração mineral, vegetal ou de animais.

Brandão informou que, além da apreensão dos equipamentos, a área foi embargada e as empresas, donas dos caminhões, vão receber punições administrativas posteriores pelo uso ilegal da área.  “No momento que os fiscais chegaram ao local, os funcionários das empresas disseram que estavam cumprido ordens para retirar o material. A partir dessas informações, o Ipaam vai tomar todas as medidas administrativas conforme determina a Lei Ambiental”, afirmou. 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/IPAAM