6 de agosto de 2018

Jornalista Celes Borges é a mais nova cidadã do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) entregou, na quinta-feira (2), o Título de Cidadã do Amazonas à jornalista Celes Borges. A homenagem atende proposta do deputado estadual Josué Neto (PSD) e foi realizada no Plenário Ruy Araújo com a presença de deputados e demais autoridades, além de amigos e familiares da homenageada.

Em seu discurso, o deputado José Neto disse que além do reconhecimento ao trabalho que a jornalista desenvolveu ao longo de 40 anos de atuação no Amazonas, a entrega do título foi uma homenagem pessoal a uma pessoa muito querida por ele.
“Ela desenvolveu um trabalho que é exemplo para muitos jornalistas. É uma pessoa por quem tenho muito carinho, que sempre foi muito correta, com uma grande experiência e que continua a dar sua contribuição para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
Os deputados Serafim Corrêa (PSB), Ricardo Nicolau (PSD), Adjuto Afonso (PDT), Orlando Cidade (PV) e Belarmino Lins (PP) também prestaram sua homenagem à Celes Borges.
“Eu só tenho a agradecer o nobre deputado, filho, menino, sobrinho,  Josué autor dessa emoção que estou sentindo agora. E quero agradecer muito a Deus por me permitir viver esse momento e consagrar esse sentimento que eu já tinha por dentro que é o de ser amazonense”, afirmou a jornalista em seu discurso.
Também participaram da solenidade a secretária de Estado de Administração, Angela Bulbol, subsecretária de Comunicação da Prefeitura de Manaus, Eleandrea Cavalcante, secretário estadual de Cultura, Denilson Novo, o juiz, Cássio Borges, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), Marco Aurélio Choy, a jornalista e apresentadora Baby Rizzato, a jornalista Hermengarda Junqueira além de amigos e familiares de Celes Borges.
Celes Borges nasceu na cidade de São Luís do Maranhão, em 1947. A jornalista iniciou sua carreira no magistério e foi a responsável pela criação do sistema de telessalas – que deu origem à metodologia de educação à distância – quando ainda era professora.
Já na carreira de jornalista, Borges foi responsável pela primeira Secretaria de Comunicação de Manaus na gestão do então prefeito Manoel Ribeiro. Recebeu prêmios e homenagens, como o de melhor diretora de telejornalismo concedido pelo Sindicato de Radialistas do Amazonas em 1976 e 1977, e o prêmio de destaque da comunicação pelo Fieam-Sesi-Senai em 1978, no Rio Grande do Sul.
Borges já atuou como repórter, locutora, apresentadora, produtora e chefe de jornalismo da Rede Amazônica. Também foi secretária estadual e municipal de comunicação, assessora de comunicação da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), secretária municipal de humanização, chefe da Agência de Comunicação do Estado e presidente da TV Cultura do Amazonas.
O título
O Título de Cidadão do Amazonas tem como finalidade homenagear personalidades que tenham prestado ao Estado, e ao povo, relevantes serviços, em qualquer campo de atividade, pessoal e diretamente.