19 de março de 2019

Polícia Militar reforça operações e projetos sociais na área do CPA Norte

A Polícia Militar do Amazonas está reforçando as operações policiais e os projetos sociais na área do Comando de Policiamento de Área Norte (CPA Norte), com destaque para o projeto de gestão cívica nas escolas, que já atende a mais de 11 mil alunos na zona norte da capital amazonense.

Desde o início do ano, por determinação do secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, o CPA Norte intensificou a “Ação Saturação”, um conjunto de operações que abrangem o transporte público e os transportes especiais, por exemplo.



“Além da Operação Catraca, do transporte coletivo, e Rota Segura, dos trabalhadores do Distrito, fazemos incursões em becos, pontes e vielas em toda a zona norte”, afirmou o comandante do CPA, tenente-coronel Kéliton Rodrigues.

Segundo o comandante, as operações são feitas com base nas manchas criminais, a partir de dados estatísticos. “O crime é dinâmico. Quando a polícia chega a uma área, ele tende a migrar para outra região. Por isso o trabalho de Inteligência é fundamental”, explicou. O CPA Norte conta com seis Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms): 6ª, 13ª, 15ª, 18ª, 26ª e 27ª. Policiais desta área são responsáveis pelo atendimento dos bairros da zona norte de Manaus.

Projetos sociais – Três projetos sociais são desenvolvidos pela Polícia Militar na área do CPA Norte. Na 26ª Cicom, o “Santa Bola” insere crianças e adolescentes na prática esportiva no bairro Santa Etelvina. Na 13ª Cicom, o “Atroari” também é voltado para a prática de esportes, utilizando-se das artes marciais para trabalhar com crianças e adolescentes.

O projeto de maior abrangência é o “Escola Segura e Cidadã”, que entrou no quinto mês de funcionamento, atendendo a nove instituições de ensino e com a perspectiva de dobrar até o meio do ano. Além da hora cívica, os alunos são reconhecidos por meio de “patentes” que vão de sargento-aluno até o máximo de coronel-aluno. Os critérios se baseiam na melhor nota e no melhor comportamento.

Atualmente, as unidades atendidas são a Escola Estadual Hilda Tribuzy, Escola Municipal Maria do Céu, pela 6ªCicom; Escola Estadual Sebastião Noroes, pela 15ª Cicom; Escola Estadual Ana Lúcia Moraes Costa e Silva, pela 18ª Cicom; Escola Municipal Oyama Ituassu, pela 26ª Cicom; Escola Estadual Osmar Pedrosa, Escola Estadual Belarmino Marreiro, Escola Estadual Juracy Batista e Escola Municipal Ulysses Guimarães, pela 27ª Cicom.

“Neste projeto, o foco é a prevenção. Nas unidades atendidas, o número de ocorrências praticamente caiu para zero e houve uma melhora significativa na disciplina, no respeito aos professores, no desempenho escolar. Em algumas escolas, a procura no período de matrículas dobrou”, disse o tenente-coronel Kéliton.

Linha Direta – Para agilizar o atendimento das ocorrências, a população pode ligar para as Cicoms que atendem a zona norte:

6ª Cicom: Avenida Noel Nutels, 500, Cidade Nova. Telefone (92) 98842-1565
13ª Cicom: Avenida Nossa Senhora da Conceição, 1025, Cidade de Deus. Telefone (92) 98842-1633
15ª Cicom: Avenida Curaçal, 520, Monte das Oliveiras. Telefone (92) 98842-1697
18ª Cicom: Rua Chico Mendes, 145, Novo Israel. Telefone (92) 98842-1712
26ª Cicom: Rua Vitória Régia, Santa Etelvina. Telefone (92) 98842-1767
27ª Cicom: Rua Sávio Belota, Novo Aleixo. Telefone (92) 98842-1772



Fotos: Thiago Menezes / SSP