24 de julho de 2014

Chumbogrossomanaus entrevista o jovem advogado e candidato a Deputado Estadual apoiado por Marcelo Ramos, João Victor Martins - 40.789.



"Minha principal bandeira de luta será o efetivo combate à corrupção e ao desperdício de dinheiro público".


Quem é João Victor Martins?
Sou amazonense, nascido em Manaus, apaixonado por esta terra. Formado em Direito pela UFAM, tenho exercido a advocacia em prol das grandes causas sociais ao lado de Marcelo Ramos. Estivemos juntos na luta pela diminuição dos valores da cesta básica, da internet e da gasolina. Também pelo fim do voto secreto e pela apuração rígida das irregularidades nas obras da ALEAM.

O que lhe fez chegar à política?
Sempre tive interesse na política. Desde muito novo acompanho meu pai na advocacia eleitoral durante as campanhas. Busquei me especializar, durante os anos de faculdade, na mesma área de Direito Eleitoral. Coordenei o jurídico de campanha do PSB em 2012, mesmo ano em que me filiei no partido.

O que motivou sua candidatura?
Sou um dos jovens que não se vê mais representado pelos políticos que aí estão. Fui para rua em 2013 reivindicar a moralização do Estado. Estamos todos muito saturados com a política desgastada do Brasil. Regra geral, a política acabou virando um terreno alheio às pessoas de bem da sociedade.
Quero entrar para fazer uma verdadeira revolução, quebrar com paradigmas da velha política. Atuei ao lado do Marcelo Ramos no combate a vários escândalos de corrupção e superfaturamento de obras públicas. Isso precisa ser regra! Os parlamentares precisam assumir o papel de fiscais do executivo, e não baixarem a cabeça para o Governador. Quero mudar essa realidade.


Projetos?
Minha principal bandeira de luta será o efetivo combate à corrupção e ao desperdício de dinheiro público. É lastimável que o Amazonas perca tanto em nome de um sistema político antiquado, e que tem suas bases fundadas no desvio de verbas e no assistencialismo. Lanço nesta campanha o compromisso de formar uma estrutura de gabinete com equipe jurídica especializada no combate à corrupção, ao superfaturamento de contratos e obras, e à má eficiência dos órgãos públicos.
Outras propostas moralizadoras farão a diferença para o Amazonas. Por exemplo, acabar com o escândalo dos cursos de graduação oferecidos pela ALEAM aos servidores comissionados, que podem a qualquer tempo ser exonerados. Também, inclusão dos períodos de cheia e vazante dos rios do Amazonas no calendário oficial do Estado, para que o Governo se programe antecipadamente, evitando a decretação de estado de calamidade para dispensar licitação.

Quais políticos que o inspiram?
Me inspiro na atuação independente e combativa que Marcelo Ramos 40 empregou durante os anos como vereador de Manaus e deputado estadual do Amazonas. Penso que a verdadeira renovação passa pelo nome do Marcelo Ramos. É meu candidato por convicção. 

O que o povo espera do Deputado Estadual João Victor Martins?
Tenho os atributos de juventude, espírito inovador, responsabilidade e competência profissional. Mesmo sendo jovem, tenho experiência para assumir o importante cargo que pleiteio, com a humildade e o compromisso de aproximar o mandato parlamentar ao povo do Amazonas. Podem esperar de mim alguém trabalhador, e sempre empenhado em manter-se digno da confiança em mim depositada.

Cite algumas propostas para seu mandato?
1 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Lei anti-burocracia: sistema único de processo digital para todas as demandas administrativas dos poderes estaduais, com eliminação de formulário e acompanhamento virtual das demandas.

2 - GABINETE
Submissão da formação e da aceitação dos projetos de lei à opinião popular, com coleta de informações por meio de plataforma digital própria. Reunião mensal com a população para definição de objetos e metas.

3 - COMBATE À CORRUPÇÃO,
Gabinete anti-corrupção: formação de equipe jurídica específica no gabinete para combate à corrupção, ao superfaturamento de contratos e obras, e à má eficiência dos órgãos públicos.

4 – SAÚDE,
Lei do Estoque Remédio: obriga o Poder Publico a adquirir nova remessa de medicamentos quando os estoques públicos totais ou individuais de cada unidade de saúde estiverem abaixo de 30% da demanda estimada.

5 – EDUCAÇÃO,
Escolas abertas à comunidade nos finais de semana, com disponibilidade de salas de informática e das áreas de esporte para integração social.

6 – GABINETE,
Gabinete itinerante: deslocamento das atividades do gabinete ao menos 1(uma) vez por mês para bairros da capital ou municípios do interior, com calendário pré-estabelecido rigorosamente no início de cada ano.

7 - COMBATE AO DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO,
Estabelecimento de padrão mínimo de qualidade para licitação dos materiais empregados em obras públicas levando em conta preço, durabilidade e acabamento.

8 - COMBATE AO DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO
Inclusão dos períodos de cheia e vazante dos rios do Amazonas no calendário oficial do Estado, para que o Governo se programe antecipadamente, evitando a decretação de estado de calamidade para dispensar licitação.

9 – TRIBUTAÇÃO
Criação do IPVA verde, que desonera carros híbridos ou elétricos.

10 - TRIBUTAÇÃO
Discussão judicial das alíquotas de ICMS incluídas no preço de produtos essenciais e que super-oneram os consumidores com menor capacidade contributiva.

11 - EDUCAÇÃO
Incentivo à competição do saber, através de disputas entre escolas, bairros e municípios, elevando a ambição dos alunos para conquistas sadias na área de educação.

12 – COMBATE AO DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO
 Proibição legal estadual expressa de criação de arte que identifique o Governo do Estado ou qualquer órgão da Administração Pública dos Poderes que não o brasão ou selo oficial.

13 - COMBATE AO DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO
 Acabar com os cursos de graduação oferecidos pela ALEAM aos servidores comissionados, que podem a qualquer tempo ser demitidos. Restrição aos servidores públicos efetivos e que tem vínculo presumidamente estável com o Poder Legislativo.

14 – COMBATE AO DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO
Requisitos mais rígidos para concessão de homenagens e concentração das sessões na ALEAM em uma única sessão mensal para que todos sejam homenageados ao mesmo tempo, diminuindo custos operacionais e para que possamos ganhar tempo em votações e discussões de projetos na casa.

15 – COMBATE AO ABUSO DE PODER POLICIAL
Criação de um comitê de monitoramento das práticas de abuso de poder da atividade policial, visando um melhor serviço à população. 

João Victor Martins, fale das principais funções de um Deputado Estadual?
Os 24 Deputados Estaduais que compõem a Assembléia Legislativa têm o dever de cumprir com duas funções:
Elaborar leis estaduais e fiscalizar os atos dos demais poderes. Apresentei aqui alguns projetos que precisam ser regulamentados por meio de lei, como a proibição expressa de criação de logomarcas a cada Governo.
O símbolo do Estado é o brasão oficial! Não é cabível que a cada 4 anos o Governo gaste bilhões com reforma de escolas, prédios públicos, fardamento, placas, tudo para implementar a marca que identifica o novo governante.
E fiscalizar significa cobrar mais seriedade nos atos do Poder Público. O Executivo precisa cumprir com o que determina a lei, respeitar os direitos do cidadão. Não adianta termos um calhamaço de leis não aplicadas em prol da sociedade.

Você tem algum link de comunicação com seu eleitor e povo?

instagram: @joaovictorm
Wathsapp: 9100-0260