24 de junho de 2015

AS PRINCIPAIS NOTICIAS DO PORTAL ACRÍTICA DO AMAZONAS

Mariolino volta ao cargo de prefeito em Santa Isabel por decisão do TSE

A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou o retorno do prefeito de Santa Isabel do Rio Negro (a 631 quilômetros de Manaus) Mariolino Siqueira de Oliveira (PDT) ao cargo. A determinação foi dada em duas decisões emitidas, a primeira na terça-feira, e a segunda nesta quarta-feira (24).
No dia 13 de março, Mariolino foi afastado do cargo com a posse do segundo colocado na eleição de 2012, Araildo Nascimento (PTB). O afastamento se deu em função de duas condenações emitidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) por abuso de poder econômico e compra de votos.
Segundo a Justiça Eleitoral, o abuso do poder econômico foi caracterizado pelo uso excessivo de recursos na contratação de cabos eleitorais e gastos com alimentação. Também pesou contra o prefeito o fato de R$ 100 mil declarados com gastos de pessoal de campanha, “aliado ao fato de supostamente não terem tido gastos com material de campanha, é injustificável e irreal, mormente porque desnecessário tantos cabos eleitorais trabalhando na campanha em um município com menos de 7.000 eleitores”.

Marinha, PM e Polícia Civil iniciam operação durante o 50º Festival de Parintins

De 20 a 25 embarcações devem ser fiscalizadas na orla e na costa de Parintins durante o 50º Festival Folclórico. A ação, que começou nesta quarta-feira (24), faz parte da operação “Parintins 2015”, com trabalhos realizados pelas Polícias Civil e Militar e também pela Marinha. O delegado Carlos Augusto Monteiro, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), explicou que tantos os barcos que atracarem no porto quanto os que estiverem a caminho da Ilha Tupinambarana serão fiscalizados. Segundo ele, um dos principais objetivos da operação é combater o tráfico de drogas e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de identificar problemas de documentação e falta de equipamentos de segurança.


Agora é definitivo: Ana Luisa Faria anuncia saída do Garantido após 5 anos como Sinhazinha

Ela mesma confirmou a informação nesta terça-feira (24), durante coletiva de imprensa sobre o projeto de arena do boi encarnado para o Festival Folclórico de Parintins.
Ano passado, Ana também declarou que seria o seu último ano como Sinhazinha. Mas após um convite da nova diretoria vermelha e branca ela resolveu defender o item de número sete por mais um ano. E agora se prepara para evoluir no bumbódromo pela quinta e última vez.“Resolvi ficar mais um ano a pedido do presidente (Adelson Albuquerque) e estou muito satisfeita. Nunca vi o boi tão organizado. Me sinto feliz em ser Garantido”, disse.

“Acredito que quatro, cinco anos é o tempo suficiente para defender um item. Muitas meninas sonham com isso (ser item). Acho que a renovação é importante para o boi e eu quero dar oportunidade para outras meninas”, afirmou Ana Luisa Faria, Sinhazinha desde 2011.
O Garantido passou por algumas mudanças e três itens (Cunhã-Poranga, Rainha do Folclore e Porta-Estandarte) estrearão no Festival de 2015. E por isso, Ana, a mais experiente entre os itens femininos, aproveitou para mandar um recado para a galera.
“Queria dizer para a nação vermelha e branca tratar bem as meninas que vão estrear este ano, espero que as tratem com respeito e que não as ofendam. Muitas garotas querem viver esse sonho, mas nem todas têm essa coragem de se expor. Elas estão aqui por amor ao boi”, disse Ana Luisa.


Fonte: http://acritica.uol.com.br/