29 de julho de 2015

Falta merenda escolar!

“Tô indignado com a situação da escola... Semana passada passou a semana inteira sem merenda escolar. A aula foi reduzida em 30 minutos apenas. Muitas crianças reclamando de fome e enjoo. Crianças que não tem comida em casa... reclamando de fome cara!! Estou muito triste com isso mano. E parece que são várias escolas da Prefeitura...
A escola dela é a Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes. Na AM 010, no ramal em frente ao lixão.
Confio em vc para reivindicar por essas crianças meu amigo, eles tbm merecem carinho assim como os nossos filhos”.
Foi com tristeza na alma e indignação na consciência que recebi essa mensagem. Resolvi publicá-la porque ela é uma das muitas mensagens que tenho recebido com o mesmo teor nos últimos dias.
As coisas não andam na da bem nas escolas municipais. E não é só a falta de merenda escolar. Dia desses uma escola foi simplesmente fechada pelos donos do prédio por falta de pagamento do aluguel.
Uma cidade que tira das suas crianças o direito de sonhar com um futuro melhor, que tira delas a tranquilidade e o aconchego da escola que acolhe, educa e ensina, é uma cidade condenada a uma dor duradora.
Não há sofrimento maior que aquele gerado pela desesperança e é a semente da desesperança que plantam no coração de uma criança quando não tem escola ou não tem merenda.
E não venham me falar que faltam recursos. A educação tem recursos vinculados e a merenda recebe repasses regulares do Governo Federal.
O que falta é gestão e seriedade. O que falta é gente que se importe com a criança que chega na escola e não tem o que comer. O que falta é gente que ultrapasse a barreira do centro e dos bairros da classe média para visitar a “escola do ramal em frente ao lixão”.  Gente que olha para as criança da escola próximo ao lixão com o olhar de quem olha para um filho.

Marcelo Ramos