12 de fevereiro de 2016

Em homenagem a UEA (quase 15 anos) Chumbo Grosso lembra seu Primeiro Reitor Dr. Lourenço dos Santos Pereira Braga

AMAZONAS - Professor e advogado graduado em 1970. É Especialista em Direito e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Direito Público pela Universidade Federal do Amazonas. No magistério superior integra os quadros da Universidade Federal do Amazonas, lecionando Direito Processual Penal, Direito da Criança e do Adolescente, Administrativo, Penal Militar e Prática Forense.

Na administração pública além de outras funções foi Secretário de Estado de Administração em várias oportunidades, Secretário de Estado de Justiça, Procurador Geral do Município de Manaus. Presidente da Comissão de Licitações de Obras e Serviços do Governo do Estado do Amazonas, Reitor da UEA de 2001 a 2007. É membro da Procuradoria Geral do Estado.
Como advogado atuou nas áreas administrativa, comercial e eleitoral, foi ainda Conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. É autor, dentre outros trabalhos de Cem Perguntas sobre Licitação, 1993; Licitações e Contratos Administrativos, 1993; Prática de Processo Penal, 1995; Eleições, Calendário Eleitoral Comentado, 2000.

Reportagem do dia 20/08/2002…jornal Acrítica sobre o maior vestibular da história com 230 mil inscrições.

Por Lourenço Braga

"Não há vitória sem lutas, vocês lutaram e se tornaram generais",

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu início, ontem 19/08/2002, às atividades acadêmicas dos candidatos de Manaus, Parintins e Tefé aprovados no Vestibular 2002 da instituição, o maior da história com 230 mil inscrições e que em alguns cursos, como o de Administração Pública, contou com uma concorrência de 485 alunos por vaga oferecida.

Durante toda esta semana eles participam do 2º Seminário de Introdução à Universidade que está sendo realizado no Salão de Convenções da Reitoria da UEA e que foi aberto pelo governador do Estado que, acompanhado do reitor Lourenço Braga deu as boas-vindas aos novos alunos.
Para um auditório lotado, com mais de mil acadêmicos, o governador explicou que a UEA está inserida no contexto de um Estado que hoje conta com serviços de excelência na área da Saúde, da Segurança e da Educação. "Desejo que nossa universidade seja defendida pelo povo amazonense porque a UEA foi criada para o desenvolvimento regional. Ele parabenizou os aprovados no vestibular 2002 e lembrou que a universidade já conta com cerca de 18 mil alunos na capital e interior do Amazonas. "A UEA representa uma verdadeira revolução", disse o governador, parabenizando a equipe de funcionários e professores.
Segundo o governador, os alunos que agora fazem parte da UEA vão poder encontrar o que há de mais moderno em tecnologia. Vão encontrar, ainda, uma universidade que foi pensada para atender as necessidades do mercado de trabalho regional, inclusive com cursos em nível de pós-graduação, como o de Biotecnologia e o de Doenças Tropicais e Infecciosas, já em andamento. Uma universidade que obedece a um rigoroso critério de qualidade técnica, mas que só poderá continuar crescendo se houver a participação de todos, principalmente dos acadêmicos.

O reitor da UEA, Lourenço Braga, apresentou a universidade, falou sobre sua estrutura física na capital e interior e os recursos tecnológicos que os novos alunos vão encontrar, a partir de segunda-feira, quando terão início as aulas regulares nos prédios das Escolas Superiores da UEA.
Ele lembrou, no entanto, que implantar a Universidade do Estado do Amazonas nos moldes em que foi pensada, para abranger todo o Amazonas, foi um esforço gigantesco. "Criar a UEA foi uma ousadia e vamos valorizar nosso sangue, nossa valentia e nossa nobreza. A UEA está sendo implantada com competência e seriedade e seu modelo será uma referência para o resto do Brasil e do mundo. Já realizamos o maior vestibular do Brasil e já somos a maior universidade multi-campi nacional", disse, orgulhoso, Lourenço Braga.
O reitor deu os parabéns aos alunos, lembrando a concorrência do vestibular deste ano que chegou a ter 485 candidatos por vaga (curso de Administração Pública). 

"Não há vitória sem lutas, vocês lutaram e se tornaram generais", acrescentou Lourenço Braga aos novos alunos.


Fonte de pesquisa - arquivo chumbo grosso manaus serviços.