8 de agosto de 2018

“Dia do Maratonista” - O Pré-Candidato a Deputado Federal do PSL, Pablo Oliva, destaca a primeira corrida contra corrupção de Manaus em seu facebook

MANAUS – Em sua rede social o Delegado Pablo Oliva, destacou o dia do Maratonista, que foi comemorado ontem (07.08) e em meio à correria do dia, lembrou que no último dia 29 de abril, em que realizou a primeira Corrida Contra a Corrupção de Manaus, um grande sucesso com mais de 4.500 participantes.


Entre eles estava o amigo Delegado Péricles (pré-candidato a Deputado Estadual pelo PSL), outro grande campeão da vida, fanático por esportes assim como eu, em nome de quem saúdo fraternalmente todos os maratonistas do Brasil e do mundo, lembrando de nosso compromisso solene com a sociedade amazonense: CONTINUAR CORRENDO CONTRA A CORRUPÇÃO E ATRÁS DE BANDIDO!

Dia do Maratonista
A Maratona surgiu com um herói grego que, segundo a lenda, sacrificou sua vida para percorrer os 40 Km entre as cidades de Maratona e Atenas (Grécia). O corredor era Pheidíppides que correu a distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 antes de Cristo.
A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896, no percurso original e seu vencedor foi Spiridon Louis, com o tempo de 2h58min50sec, fazendo a média de 4min28 por quilômetro.
Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o percurso da maratona sofreu uma alteração. Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo Windsor, o comitê organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que continua até hoje.
A maratona se firma cada vez mais como um acontecimento esportivo das grandes cidades. Além de ser a prova clássica das Olimpíadas, ela fixou seu templo sagrado na cidade de Nova York onde, a partir de 1970, ela pára o trânsito e leva milhares de pessoas às ruas, que vibram pelos “desafiantes”.
Atualmente, o recorde mundial pertence ao marroquino naturalizado americano, Khalid Khannouchi de 30 anos, que no dia 14 de abril deste ano em Londres, estabeleceu o tempo de 2h05min38sec, média de 2min57sec por quilômetro (1h02min42sec nos 21 Km iniciais).
Participação feminina: o primeiro resultado oficial de uma mulher a correr uma maratona, pertence a inglesa Violet Piercy com o tempo de 3h40min22sec, no ano de 1926.
A estréia das mulheres nos Jogos Olímpicos ocorreu no ano de 1984 em Los Angeles, onde a vitoriosa foi a americana Joan Benoit Samuelson com o tempo de 2h24. Duas semanas antes, a atleta havia se submetido a uma artroscopia no joelho, e neste mesmo período realizou treinos em piscina (sem impacto), somente pisando no asfalto no dia da competição.
Em 30 de setembro 2001 na Maratona de Berlim, a japonesa Naoko Takahashi venceu a prova com novo recorde mundial, em 2h19min46sec (feliz por ser a primeira mulher na história a quebrar a barreira das 2h20), mas, que durou apenas uma semana.
A incrível façanha foi superada pela queniana, Catherine Ndereba de 29 anos, que no dia 7 de outubro 2001 na Maratona de Chicago, cravou o cronômetro em 2h18min47sec, (com parciais de 1h10min15sec nos primeiros 21 quilômetros e 1h08min32sec nos 21 quilômetros finais).